Eventos

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

HISTÓRICO DOS EVENTOS ANTERIORES



Em agosto de 2004, realizamos o I Seminário Itinerante Franco-Brasileiro sobre a história das cidades brasileiras organizado e realizado no Estado de Goiás, com o apoio da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás e da Universidade de La Rochelle. A temática daquele simpósio, “A cidade no Brasil: nascimentos, renascimentos – Séculos XVIII – XX” buscava refletir a multiplicidade das formas de surgimento das cidades e do urbano nas regiões de fronteiras do Brasil.
O II° Seminário Itinerante Franco-Brasileiro “A Cidade e os Rios na História do Brasil - Rio Parnaíba" realizou em maio de 2008 e foi ilustrado a partir do estudo de caso do rio Parnaíba (Piauí). Três cidades foram visitadas, Teresina-PI, Parnarama-MA e Parnaíba-PI. A “itinerância flutuante” se deu pelo rio Parnaíba. Elegemos estas cidades beira-rio por oferecerem um panorama histórico que bem representam o papel histórico dos rios e das vias de comunicação naturais na estruturação de rede urbana regional e/ou nacional. O objetivo era de refletir, in loco, sobre o papel histórico dos rios e das vias de comunicação naturais na estruturação de uma rede urbana regional1. Consideramos que a realização do II Seminário Franco-Brasileiro ampliou e consolidou uma rede de pesquisadores que anima/animará a organização dos subsequentes seminários itinerantes franco-brasileiros. Esse evento contou com o apoio daquelas instituições, além da Universidade Federal do Piauí, Universidade Católica de Goiás (PUC).
Realizamos em 2009 o III Seminário Itinerante Franco-Brasileiro “A cidade e os rios na História do Brasil: Identidades e Fronteiras” na cidade de Belém com atividades e itinerância in loco e em ilhas próximas àquela cidade/capital intercalando viagens a localidades sediadas nos rios Guamá e/ou Tocantins. Este evento teve como objetivo entender como vivem as populações amazônicas, suas relações históricas e geográficas, econômicas e ambientais, sociais e culturais com os rios, com os diversos espaços de urbanidade e ruralidade, localidade e globalidade e, nesse processo, como se pensam e produzem suas diversas identidades na Amazônia contemporânea.
Em sua quarta versão realizamos, de 5 a 8 de maio de 2014, o IV Seminário Itinerante Franco-Brasileiro Rios e Cidades na História do Brasil: rio São Francisco concomitantemente com o I Seminário Nacional de História Social e Ambiental foi ilustrado a partir do estudo de caso do rio São Francisco nos estados da Bahia e Pernambuco. Cinco cidades foram visitadas, Remanso, Pilão Arcado, Petrolina, Juazeiro, Paulo Afonso. Em itinerância fluvial três trechos do rio São Francisco foram navegados. Este evento teve como objetivo entender como vivem as populações do vale submédio/baixo São Francisco e de outras plagas, suas relações históricas, ambientais, sociais e culturais com os rios e as localidades. A itinerância permitiu diálogos com o público participante formado por professores, alunos do ensino superior e básico nas/das cidades visitadas. Os eventos em sua quarta e primeira versão respectivamente promoveu a aproximação de professores pesquisadores estreitando os laços intelectuais e de pesquisas. O IV Seminário itinerante se realizou com uma Comitiva Itinerante formada por pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, França e Portugal.


1 Alguns trabalhos foram publicados num número temático da revista eletrônica Mosaico “Rios e cidades na história do Brasil”: Gandara, Rocha, Vidal (2008) [http://revistas.ucg.br/index.php/mosaico/issue/view/50/showToc].   

Nenhum comentário:

Postar um comentário